domingo, 19 de julho de 2009

Do Influenza A ao H1N1, O temor das Pandemias.....

Domingo, por aqui o tempo está dividido entre nublado e um sol tímido. O sábado foi nublado e frio, o que nos faz ter serias tendências as depressões sazonais,ou aquela nostalgia repentina.
Repentino e assustador está se tornando o tal vírus influenza, que já se mutou tantas vezes que já não se sabe ao certo nomeá-lo. Podemos chama-lo de : Gripe Suína, Influenza A, Gripe A e o H1N1. Enfim, independente de como o chamamos o certo é que esta assustando o mundo.
Fazendo um flach back de séculos anteriores, também encontraremos outras tantas pandemias, chamadas de "pestes". Tivemos a "peste negra", "peste bubonica", a "lepra"( hoje denominada Hanseniase), o temível HIV que matou muitas pessoas no século passado, antes do "coquetel, e por aí vai.
Embora evoluindo, o mundo e seus humanos ainda são vulneráveis, e hoje devemos essa vulnerabilidade a curiosidade cientifica, que cria vírus em laboratórios e se perde em meio ao inesperado.
Talvez nunca saibamos a origem exata dessas pandemias, o certo é que friamente pensando pode ser uma nova forma de controle populacional, junto com as catástrofes naturais,acidentes aéreos e as guerras.
A OMS(organização mundial da saúde), partir de hoje deixará de contar casos individuais do vírus H1N1, catalogará apenas os fatais. Diz ser dispendioso financeiramente manter esses registros. Sem contar que por um erro deixará de ajudar o Brasil nas pesquisas da vacina, o que só será possível em 2010.
Enfim, com sorte sairemos vivos de mais essa seleção (morrer ou viver), enquanto isso não é demais tomarmos os cuidados necessários e observar sintomas, os quais deixarei registrado aqui.
Sintomas A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos). Fonte: Folha Online
Bom domingo a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário