terça-feira, 21 de julho de 2009

RS em Alerta com o H1N1.....

Já não sei sobre o que escrever, sobre o tempo que não muda, afinal é inverno nesse sul, sobre José Sarney e as pizzas de Brasília? O governo do estado do RS? Futebol? Infelizmente ainda terça-feira e terei que voltar a "vaca fria", ou seja, a tal gripe suína.
O RS está em alerta, muitos e muitos casos, entre suspeitos, confirmados e óbitos. Somos um estado "bairrista",alguns com ideias separatistas, mas não imunes as doenças advindas de outras fronteiras. O mapa é meramente ilustrativo, pois os numeros são maiores no dia de hoje.
As forças armadas já estão montando hospitais de "campanha" para ajudar nos atendimentos emergências, afinal o RS ainda faz parte deste Brasil e como todos sabem, com tanta pizza na esfera federal, falta "reais" para investir na saúde.
Quem é atingido? Como sempre a população menos favorecida, as que engrossam os bolsões de miséria nas zonas periféricas das cidades gaúchas. Porto Alegre? por aqui não é diferente, alguns casos suspeitos e sob investigação.
Mas o tal vírus pegou pesado mesmo é nas fronteiras com os países hermanos e até na bela serra. Mas segundo a OMS, infelizmente ainda haverá muitas mortes. O vírus possui um alto poder de mutação e com certeza ainda irá amedrontar muita gente.
Segundo a ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ainda este mês estará sendo produzido e distribuído, nas cidades onde a incidência do vírus é maior, o medicamento que inibe a doença, ficaremos a espera.
Enquanto essa tal pandemia estiver por aqui, bom é continuarmos alertas aos sintomas, evitarmos as zonas de perigo e usar o velho e bom "boca a boca" para divulgar os sintomas , bem como as formas de prevenção.
Como ainda é terça-feira, muito iremos assimilar de informações sobre este tal H1N1. E como dizia minha sábia e saudosa vovozinha: " Precaução e canja de galinha, não fazem mal a ninguém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário