terça-feira, 20 de abril de 2010

A Quem Interessa??!!

Chuvas no sul deste Brasil varonil, uma mudança significativa no clima, que até ontem ainda lembrava o desértico verão. As mudanças climáticas influenciam diretamente o comportamento dos seres vivos, dentre eles os da espécie humana.

É fato que o clima frio aproxima as pessoas, facilita as relações que se tornam mais intimistas, como se passássemos de um show orquestrado para um show acústico, estilo bossa nova.

Mas nem tudo tem conotação poética, estamos mais para cenas surreais, estilo Almodóvar. A violência em bairros rurais de Porto Alegre, em Belém Novo (minha terra natal), a delegacia de polícia foi alvo de tiros e queima de viaturas, algo inusitado para um bairro que parou no tempo e conserva ares provincianos.

O por quê? Ninguém sabe, pode ter sido um ataque isolado de vândalos ou até mesmo represália a atuação do corpo policial que cumpre todas as regras da profissão e não viola direitos civis e humanos (?).

Já na área urbana e quase central da capital dos pampas, um novo impasse entre comerciantes e a comunidade GLBTs, mais especificamente no shopping “Nova Olaria”, um conhecido ponto de encontros sociais de grupos homossexuais.

Segundo os comerciantes, alguns representantes deste “segmento social”, usam o local como ponto de encontro para praticas sexuais em banheiros, maculando assim a moral e os bons costumes dos porto alegrenses.

Já outros, argumentam que estes mesmos freqüentadores não consomem nos estabelecimentos, o que gera quebra de faturamento, afinal o local não é uma ONG.

Tema polêmico, mas segundo algumas opiniões tudo é reflexo da omissão administrativa do referido shopping, que enquanto gays e simpatizantes deixavam muitos reais ($) nos caixas de bares, pizzarias e cinemas, foi usado ouvido de mercador e fechar de olhos. Afinal, tudo, ou quase tudo é permitido quanto custo beneficio equivalem.

Está ai, uma nova luta entre os capitalistas e os militantes que buscam assegurar o direito a livre expressão e a liberdade de exercer a sexualidade em suas diversificadas formas.

Mas e os ortodoxos? Coitados, ainda se chocarão enquanto os reais ($) não estiverem circulando.

2 comentários:

  1. Não existe preconceito racial no Brasil, quando o negro tem recurso. A homofôbia atinge apenas os "veados" pobres, já os que tem dinheiro são plenamente aceitos e muito bem vindos pelo mercado de consumo.
    Infelizmente, nunca seram admitidos negros e os gay/lesbicas sem grana para consumir. Direitos a afeto público somente com grana pra calar a boca de uma sociedade hipocrita!
    No Nova Olaria, ocorre o mesmo que em todos os Shoppins do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por acompanhar meus post, sei tbm que é de forma regular, por isso deve ter notado minha forma peculiar de escrever. Não sou omissa ou alienada, sei perfeitamente que vivemos em uma sociedade hipocrita e segragora.Há preconceitos,aliás muitos de todos os tipos,explicitos e velados,onde negros,gays,deficientes,velhos,obesos eqqr outra pessoa que não se enquadre em padrões pre estabelecidos sofre. E não se engane, pq isso independe da situação socioeconomica.**Aceito réplicas e tréplicas, rsrsssss.

    ResponderExcluir