terça-feira, 27 de julho de 2010

Politicamente (In)Correto....

Vamos de novo, sol e frio, nada de novidades no clima sulista, alguns contam os dias para que o verão retorne e as altas temperaturas se façam presente.

Não sou uma cientista política, nem tão pouco entendo deste universo, mas sou uma cidadã com senso critico e consigo perceber quando algo não é saudável politicamente. Nestes últimos oito anos tivemos como presidente um representante da massa operaria, o qual eu particularmente militei e apostei desde o meu primeiro voto, isso lá aos meus 17/18 anos.

Algumas décadas depois, um militante da causa operaria ganhou o planalto central e junto com essa subida, todas as expectativas de um povo sofrido. Nunca (que eu me lembre, nem mesmo FHC) um presidente brasileiro ganhou tanto espaço na mídia internacional, não me lembro de ver ou ouvir um presidente do Brasil estar no meio das grandes potencias mundiais e se fazer ouvir.

Bem, esta notoriedade e até credibilidade, resultou em um alto índice de aprovação do presidente Lula da Silva, e que com certeza irá refletir nas eleições desde ano e por conseqüência na possível vitoria da candidata Dilma. Na verdade, nós brasileiros esperamos tão somente que políticas publicas eficazes se concretizem e não se governe para americano ver.

Já na Venezuela, o senhor Hugo Chávez, com seu jeito excêntrico de ser, novamente causa polemica, ao romper acordos diplomáticos com a Colômbia ao ser divulgado a presença de membros das FARC’s em território venezuelano, com o suposto conhecimento do governo da Venezuela.

Para alguns, Chávez é um lunático, um ditador e até mesmo um fanático. Eu o vejo como um bairrista, perdido em seus ideais políticos. Desde sempre Hugo Chávez se mostrou avesso a democracia e aos acordos diplomáticos, seja visto a crise com o próprio Brasil no episódio das empresas brasileiras de petróleo.

Até aqui nenhuma grande novidade, o que se espera que este impasse se resolva, já que nosso presidente gosta de ser o pacificador(com seus acordos e apoios que geram polemicas, vide Cuba), e em ano eleitoral não é salubre comprar brigas sem conhecer os verdadeiros “brigões”.

5 comentários:

  1. Oi amiga
    Gostei do seu blogue. Nota 10. Aqui em Portugal dou 20 valores.
    Parabéns e continue sempre assim.
    Abraços de Portugal
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá, e muito bem vinda,bom saber que os portugueses apreciam os blogs brasileiros.E obrigada pelo comentario...

    bijux de Brasil

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine, na verdade sempre considerei Lula, Evo e Chaves um retrocesso na política Sulamericana. Aqui no Brasil, Lula nada fez além de beber na fonte de seu antecessor, penso eu, já Chaves e Evo, mais parecem caricaturas de ditadores de outrora.

    ResponderExcluir
  4. As reeleições de Chavez e Lula, foram a voz soberana das urnas. O que a imprensa golpista, tanto lá como aqui, não aceitaram. Ao manipular as mentes, impondo uma visão única para a sociedade a mídia golpista, que alis participou e auxilio na derrubada do governo democraticamente eleito do Jango em 1964, quer e a volta da ditadura e do estado autoritário e torturador, que matou, torturou e mutilou milhares de pessoas neste Brasil. A eleição de Dilma presidente e o receio da elite, que não quer que os avanços sociais e politicos continuem atingindo as camadas mais necessitadas deste pais.

    ResponderExcluir
  5. Penso q politica é um tema controverso, a seculos se busca igualdades sociais,raciais e sexuais. Não podemos negar os grandes avanços q o Brasil obteve, porém ñ podemos pensar q td esta bem.Muito ainda se tem a fazer e reinvindicar, afinal ainda estamos no terceiro mundo.As politicas sulamericas tbm passam por crises, isso é publico e notorio, o q se vê são alianças q nem sempre são salutares. Respeito os esquerdistas,os de direita e até mesmo os q preferem o meio do muro.Aqui neste espaço sempre haverá lugar para opiniões q ñ combinem com a minha ou de outro leitor, e esta oferecido o direito a replicas e tetriplicas....Sejam todos bem vindos.

    ResponderExcluir