quarta-feira, 3 de junho de 2009

Religião, Fé e Religiosidade.......

Ser gaúcha não tem preço, mas confesso que se adaptar aos primeiros dias gélidos do ano é uma tarefa arrepiante(risos), aqui o frio parece ter chegado com toda força, e estamos sensíveis a seu efeito.
Tenho escrito coisas sobre comportamentos afetivos, realidades sociais, amigos, uma infinidade de assuntos que de certa forma acabam interessando a um ou outro visitante desse espaço. E hoje estive pensando, óbvio que não sem motivo sobre religião, fé e religiosidade.
Em dias, digamos tão individualistas, acabamos mesmo sem perceber recorrendo a Deus, mas noto que não o Deus descrito na bíblia, mas a uma energia que nos leve talvez a descobrir o real sentido da vida.
Até os mais ordotoxos dos cientistas, estão se rendendo aos efeitos benéficos da fé, essa palavra tão pequena, mas que muitos acreditam mover montanhas. Isso me faz pensar nas minhas próprias montanhas e de que forma as estou removendo ou escalando.
Humanos que somos, não raro culpabilizamos o outro por nossas dores, fracassos ou frustrações, e esquecemos de um detalhe bastante relevante que é nossa parcela de responsabilidade sobre nossos erros e acertos.
Também não raro, culparmos o senhor Deus por nossas perdas e decepções, sempre tendenciosos a nos julgarmos injustiçados. Mas a pergunta básica é: somos usados ou nos deixamos usar?
As relações humanas são quase que em sua totalidade, baseadas nos ganhos secundários, e não doe muito vez ou outra nos perguntarmos os porquês das situações que vivenciamos. O que, mesmo inconscientemente estamos ganhando de fato.
E quem sabe possamos descobrir que a linha ténue que separa, religião, fé e religiosidade está intimamente relacionada com o que damos e o que esperamos do outro.
Mas é quarta-feira, dia reconhecido como o dia dos enamorados, e com esse frio sulista, nada melhor que um bom vinho (tinto seco, é claro) e uma boa companhia.

Um comentário:

  1. VC TEM RAZÃO...A VIDA É MESMO FEITA DE (RE)APRENDIZAGEM CONSTANTE...NUNCA DESISTA DESTE ESPAÇO LEVE E AREJADO, QUAL JARDIM EM QUE VC TRANSBORDA O SEU LADO HUMANO E PROFISSIONAL COM MESTRIA REFINADA...

    ResponderExcluir