domingo, 8 de fevereiro de 2009

Cientistas ou Dr°s. Frankensteins?

Eluana Englaro, a italiana de 37 anos que está em estado vegetativo desde 1992,tem família brigando com o governo italiano em busca do direito de deixa-la morrer, a eutanásia em muitos países ainda é considerada uma pratica de homicídio, e para a igreja isso é um pecado.
A mulher que deu à luz oito bebês na segunda-feira (26) desta semana nos EUA já tinha seis filhos antes do nascimento dos óctuplos, revelou o jornal "The Sun" nesta quinta-feira (29). Segundo o periódico, a informação levanta dúvidas se ela realizou algum tipo de tratamento para engravidar. O hospital não divulgou o nome e a procedência da mãe, nem se ela passou por inseminação artificial.
Devem estar perguntando, o que em comum tem esses dois assuntos, pois bem, em ambos há a guerra ética da ciência. Ontem em teles jornais locais vi uma reportagem com essa mãe, desempregada,sem escolaridade e que confirmou a inseminação, onde segundo alguns cientistas esse tipo de procedimento coloca em risco a vida da mulher, pois o recomendado nesses casos é a implantação de apenas dois embriões.
A mulher afirmou que assim o fez, por que todos eram seus filhos. A pergunta é: se já tinha 6 filhos, por que se submeter a fertilização artificial?", muitas informações estão omitidas nesse caso. E mais uma vez estamos diante de contradições, pois a italiana não tem o direito de morrer, abreviando assim seu sofrimento e de sua família, em contra ponto, é legal deixar nascer 8 crianças, que se somaram a outras 6 já existentes, totalizando 14 novos futuros excluídos sociais.
Mais uma vez se está diante de conceitos e valores que contemplam a poucos interessados. A ciência a muito deixou de usar "animais" como cobaias, e passou a pesquisar diretamente em "humanos", onde esta a ética? quem fiscaliza?. Há mais sujeira em baixo do tapete da ciência , do que pode ter alcance nossa ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário