sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Por que????

Faz tempo que não deixo nenhuma pergunta, então hoje será essa: "Por que nos apaixonamos?", para alguns cientistas, nos apaixonamos por haver necessidade de procriar, ou seja,busca-se um parceiro(a) para juntos dar continuidade a espécie. Entra aqui a atração sexual, a sexualidade está presente no reino animal, desde os primórdios da existência de vida na terra.
Pois bem, se a finalidade é apenas procriar, por que sofremos tanto com as separações, por que buscamos geralmente o par errado? Bom, esses mesmos cientistas afirmam, que todo esse movimento emocional é produzido pelo nosso tão misterioso cérebro, que cria situações bio-fisiológicas no momento que identificamos um possível par.
Nós humanos precisamos dessas relações, como forma de sobrevivência, a afetividade não necessariamente esta ligada a sexualidade e vice-versa, o ato do sexo é instintivo, necessidades hormonais incitricas nos humanos.
E quando essas ligações são interrompidas, todo o processo criado para o dito acasalamento, se perde e cria-se um novo processo, as perdas nos remetem ao luto, as perdas afetivas não são diferentes, há estágios a serem cumpridos, até estarmos novamente disponíveis pra uma nova paixão, funciona como um ciclo vicioso,PAIXÃO X DESLIGAMENTO X SOFRIMENTO X LUTO X PAIXÃO.
Então, sofremos por que estávamos acostumados com as sensações boas que o estar enamorado nos propiciava, e o rompimento faz com que se sinta falta dessas sensações, como a abstinência de drogas ou álcool que leva a um sofrimento físico e mental. Parece papo de doido, mas não é, apaixonar-se pode ser tão viciante e nocivo como qualquer droga, caso não saibamos vivenciar cada etapa adequadamente, pois assim como a overdose de narcóticos mata, o amor também.

Um comentário: